“O mundo moderno era racional, científico, positivo. Acreditava na bondade natural do ser humano. Era um mundo de certezas e de sólidas convicções. Porém, após duas guerras mundiais e uma infinidade de conflitos étnicos, políticos e econômicos, esta era de certezas deu lugar a um espírito cínico e desiludido. O mundo pós-moderno é o mundo do desencanto, da decepção, da desilusão, das incertezas. Emocionalmente, a modernidade refletiu o progresso, o otimismo, a confiança na tecnologia. O pós-moderno é o oposto – é negativo, irracional e subjetivo. O rápido processo de secularização, o avanço tecnológico, o rompimento com as tradições, a relativização dos valores e dos costumes, o fortalecimento do individualismo e a quebra do consenso social apresentaram uma nova agenda para a sociedade”. (Ricardo Barbosa)
“Esta sensação de que o cristianismo é uma coisa distante, obsoleta e irrelevante existe em todo lugar. O mundo mudou tão drasticamente desde os dias de Jesus! E continua mudando com rapidez ainda mais assustadora. As pessoas rejeitam o evangelho, não necessariamente por considerá-lo falso, mas porque ele já não faz mais sentido para elas". (John Stott)
Jesus é a resposta, mas qual é a pergunta? Será que estamos respondendo perguntas que não estão mais sendo feitas? É preciso olhar com olhos críticos para as necessidades do nosso contexto. Jesus tornou Seu ministério relevante em meio a uma sociedade carente de Sua mensagem de vida. O modo como falamos é um dos principais pontos de contato com as pessoas. Vivemos em um mundo dividido por preferências e estilos, portanto, é natural que haja uma grande variedade de pensamentos dentro de cada grupo. Jesus quando chamou Seus discípulos, disse que os faria "pescadores de homens", em Sua mensagem de Salvação Ele dizia que era o “pão da vida”, a “porta”, o “bom pastor”, o “caminho”, a “videira verdadeira”. Ele também sentou a mesa de todo tipo de gente. Não podemos deixar que barreiras sociais ou de qualquer outro tipo nos afastem das pessoas, assim como Ele, nós devemos usar uma mensagem contextualizada. A mensagem do evangelho é relevante e tem respostas para todas as questões de todas as épocas. O que devemos buscar é a sabedoria para aplicar os textos bíblicos em cada situação que se apresenta diante de nós.