A reconstrução dos muros não seria fácil. Ter o apoio do rei não significaria facilidades quando Neemias chegasse a Jerusalém e começasse a erguer as muralhas que estavam destruídas há algumas décadas. O povo que ainda morava por ali estava moralmente destruído, haja vista que “... passavam por grande sofrimento e humilhação...” (Neemias 1:3). Não seria fisicamente possível para Neemias reconstruir os muros sozinho.
Li essa história várias vezes na bíblia, e não encontro nela Neemias reclamando ou se queixando das circunstâncias. A convicção interna desse personagem é algo admirável. Neemias conseguia contagiar a todos com o seu projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Foi assim com o rei Artaxerxes, foi assim com o povo judeu, foi assim com seus inimigos.
Ah... Os inimigos... Sambalate, Tobias e Gesém, o árabe. Se já não bastassem as inúmeras circunstâncias negativas, ainda havia esses três indivíduos que durante toda a execução do projeto fizeram uma forte oposição ao trabalho de Neemias. Ridicularizaram, zombaram, ameaçaram, articularam várias estratégias para desviar o foco de Neemias. Mas a grande obra não parava.
A cada nova leitura desse livro bíblico, minha admiração por Neemias só aumenta. Aos poucos vou me tornando um fã desse copeiro que há quem diga era eunuco devido a sua função dentro do palácio.
O mais incrível é ver o que Deus pode fazer com um homem que dispõe sua vida a um projeto divino, aparentemente louco a vista dos homens, mas cheio de Amor, Graça e Misericórdia. Talvez poucos investissem em projetos como esse. Talvez muitas das igrejas que hoje existem pensariam nesse projeto como algo impossível e sem retorno. Mas aquele homem sabia onde havia nascido aquele sonho. Aquilo havia brotado em um coração divino.
O grande projeto de Deus é reconciliar a humanidade consigo mesmo. “... Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não levando em conta as transgressões dos homens...” (II Coríntios 5:19). Essa reconciliação não é algo forçado, mas é oferecido a todos. E Deus quer que cada um que já está reconciliado, ajude outros nesse processo de reconciliação. Essa foi a Missão dada por Jesus aos discípulos.
Talvez pareça loucura. Talvez pareça algo impossível. Mas contamos com o poder e a presença de Jesus para a realização dessa Missão. Isso torna nossa tarefa possível. Não fácil. Talvez a dificuldade permaneça para que valorizemos essa Obra. Parece que tudo que é fácil não tem muito valor. Quando a tarefa é difícil precisamos dar o nosso melhor para a sua realização.
Pense nisso. Deus fez o melhor quando criou esse planeta. Quem sabe não é hora de darmos o nosso melhor nesse projeto de reconciliação da humanidade com o seu Criador.
João Haroldo Bertrand
Um comentário:
Brennan Manning escreveu: " Um passo hesitante, mas real, é mais valioso do que qualquer número de jornadas realizadas na imaginação!"
Neemias viveu esta realidade, foi em busca de cumprir plano de Deus ainda que podia parecer loucura reedificar aqueles muros...Por causa disto cremos que também os muros das nossas vidas é Deus quem sempre restaura...Aleluia!
Abraços prá vcs., com amor (Mãe)
Postar um comentário