“Um homem pode ter cem filhos e viver muito anos. No entanto, se não desfrutar as coisas boas da vida, digo que uma criança que nasce morta e nem ao menos recebe um enterro digno tem melhor sorte que ele”. Eclesiastes 6:3
Como posso desfrutar as coisas boas da vida? Muitas vezes a impressão que tenho é que deixamos de fazer as coisas boas da vida quando resolvemos seguir a Jesus. Pelo menos, essa é a imagem que o mundo tem quando olha para Igreja, somos o povo que tem o acesso proibido ao prazer. Enquanto todos aproveitam a vida livremente, os crentes se fecham nos seus templos e passam a vida lutando contra as suas vontades.
Então, como resposta a essas questões, saímos por ai anunciando que na verdade somos um povo livre e que não estamos presos ao pecado. Podemos cantar livremente na presença do Pai, podemos escolher não viver os prazeres do mundo, podemos nos divertir sem drogas, sem sexo, sem baladas... Batemos forte nessa tecla, e travamos uma luta onde a principal questão é saber quem realmente é livre.
Mas o que será que Salomão quis dizer com a expressão “desfrutar as coisas boas da vida”? Ainda mais ele, um rei que não recusou dar prazer algum ao seu coração, que jamais negou o que os seus olhos desejaram, e que quando chegou ao fim da vida percebeu que tudo foi inútil, tudo foi como correr atrás do vento. Depois de toda essa percepção da vida quais seriam as “coisas boas" na visão do rei Salomão?
A verdade é que jamais seremos totalmente livres. Ou somos escravos de nós mesmos e livres de Deus, ou somos escravos de Deus e livres de nós mesmos. Salomão durante toda a sua vida preferiu ser escravo dele mesmo e livre de Deus, e no final dela suas principais palavras foram “... que grande inutilidade, nada faz sentido... não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol...”.
Nessa perspectiva consigo entender quando Jesus me diz que para ganhar a vida é necessário perdê-la. Assim, quero chegar ao fim dos meus dias, olhar para trás e dizer que valeu a pena. Quero viver a vida abundante prometida por Jesus. Quero aproveitar as coisas boas da vida ao lado do meu melhor amigo Jesus. Assim como o apóstolo Paulo, quero chegar ao final de tudo e dizer que “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”.
3 comentários:
Com ctza se vivermos com Jesus e para Ele, nossa vida valerá á pena, pois como disse Salomão, nada faz sentido, se não for com Jesus. Eu quero um dia olhar e dizer: valeu a pena. =)
Que Deus continue abençoando sua vida, Johny.
FCD,
Beijos
uiaaa, dormir em carro não te afeta em nda pq vc continua escrevendo bem hahahah...
fica c Deus, bjo ;D
Postar um comentário